ANESTESIA E CIRURGIA A CAMPO

     Na maioria dos casos, os procedimentos cirúrgicos em equinos são realizados sob anestesia geral (inalatória) assim como em humanos. Esta modalidade de anestesia permite todo e qualquer procedimento por sua alta eficiência quanto à analgesia e amnésia durante a intervenção o que reduz o trauma cirúrgico. Entretanto, a anestesia geral apresenta desvantagens por seu risco de complicações e alto custo, além de ter seu uso restrito a hospitais veterinários.

 

    Por outro lado procedimentos cirúrgicos de menor complexidade podem ser realizados a campo utilizando técnicas anestésicas mais simples como sedação, anestesia local ou dissociativa. Estas técnicas quando bem aplicadas tendem a reduzir os riscos anestésicos e os custos do procedimento quando comparados à anestesia geral.

Asinino sob efeito de sedação para realização de perfusão regional de antibiótico 

Monitoração da pressão arterial durante anestesia intravenosa em equino

      A Eqquality Clínica e Cirurgia de Equinos está preparada para realizar este tipo de procedimento anestésico de maneira segura para seus pacientes. Com isso podemos realizar em domicílio uma série de procedimentos cirúrgicos reduzindo o estresse dos animais e os custos com transporte e internação.

      Segue abaixo uma série de procedimentos comumente realizados a campo e algumas informações importantes sobre eles:

- Tratamento de feridas: é muito comum os cavalos se acidentarem ou brigarem provocando ferimentos. Em alguns casos esses ferimentos podem ser tratados por primeira intenção, ou seja, dando pontos (sutura). Este tipo de tratamento deve ser feito em poucas horas após o incidente, caso contrário, torna-se inviável devido à contaminação do ferimento. Mesmo em feridas que não são passíveis de sutura, é importante a orientação de um profissional capacitado sobre os cuidados com curativo e medicação.

Antes e depois de sutura reconstrutiva após um trauma na testa 

- Orquiectomia: mais conhecida como castração, a orquiectomia é uma técnica que pode ser realizada com o cavalo em pé, somente com sedação e anestesia local. É um procedimento relativamente simples, mas com grandes chances de complicações e por isso deve ser realizada por profissionais capacitados. Neste tipo de intervenção os cuidados pós-cirúrgicos são tão ou mais importantes do que o procedimento em si, quanto à prevenção de complicações. Por este motivo se faz necessário o acompanhamento de um veterinário.

- Remoção de neoplasias (tumores): Tumores (benignos ou malignos) são muito comuns em equinos. A remoção precoce é muito importante para prevenir a piora do quadro. Pequenos e médios tumores podem ser removidos somente com sedação e/ou anestesia local realizadas na propriedade.

Antes e depois de retirada de granulação exuberante provocada por habronemose cutânea

- Neurectomia: Este procedimento consiste na ressecção (retirada) de um segmento do nervo digital palmar, responsável pela sensibilidade do casco. Esta cirurgia é indicada para lesões crônicas das estruturas internas do casco que não respondem ao tratamento clínico. Animais submetidos a este procedimento exigem manejo cuidadoso do casco. A cirurgia pode ser realizada com o animal em pé com sedação e bloqueio, ou utilizando anestesia dissociativa com o animal deitado.

- Desmotomia/tenotomia: se baseiam na incisão (corte) de ligamentos ou tendões respectivamente. São uma opção terapêutica para casos de deformidade flexural           , conhecidas popularmente como contraturas. A doença se dá pela incapacidade de o animal realizar a correta extensão do membro, ou seja, a pata não estica por completo. Nesses casos a avaliação de um veterinário é indispensável para identificar qual ou quais as estruturas estão envolvidas. Na maioria dos casos opta-se inicialmente pelo tratamento clínico e quando este não surte efeito indica-se a cirurgia. Assim como na neurectomia o procedimento pode ser realizado com sedação e bloqueio ou utilizando anestesia dissociativa.

 

Rua Potiguares, 265 - 2º Andar
Natalia (11) 99217-8701 | Murillo (11) 99349-7801
eqqualitycce@gmail.com
  • Cinza ícone do YouTube
  • Instagram Social Icon

© 2016 por Eqquality Clínica e Cirurgia de Equinos. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com