CONSULTAS DE ROTINA

     As consultas de rotina são atendimentos agendados previamente para investigar qualquer problema que o animal venha a enfrentar. Esse serviço se baseia em avaliar o animal, diagnosticar qualquer doença e, a partir daí, realizar e/ou prescrever um tratamento adequado.

A consulta, ou exame clínico, é composto de quatro etapas: 

- Identificação e anamnese: nesta fase são colhidas informações individuais de cada animal como nome, espécie, raça, sexo, idade e pelagem. Essas informações, aliadas a queixa principal vão nos ajudar a eliminar ou considerar algumas doenças. A anamnese é o conjunto de perguntas sobre a história anterior e presente do animal. Além de perguntas direcionadas à queixa principal devem ser realizados questionamentos sobre as técnicas de manejo ambiental, nutricional e higiênico-sanitário. Uma boa anamnese é a chave para um diagnóstico preciso, pois permite entender melhor o que está acontecendo.

- Exame físico geral: neste momento é realizada a aferição dos parâmetros vitais tais como: frequência cardíaca, frequência respiratória, coloração das mucosas, tempo de preenchimento capilar, motilidade intestinal, temperatura retal, grau de hidratação e palpação de linfonodos. Esta etapa é importante para ter uma ideia de como uma possível afecção está alterando o funcionamento de cada um dos sistemas mais importantes do organismo.

- Exame físico específico: é o exame detalhado do sistema correspondente à queixa principal, por exemplo:

    - Se o proprietário se queixa que o animal está tossindo e com cansaço fácil, no exame físico específico será realizada a auscultação pulmonar, a procura de ruídos respiratórios; auscultação da traqueia verificando presença de secreção; e percussão do tórax em busca de acúmulo de líquido na cavidade;

     - Se o animal tem claudicação (está mancando), será realizada palpação dos membros; testes de flexão articular; e bloqueios anestésicos na intenção de encontrar pontos de dor.

radiologia.blog.br

- Exames complementares: em alguns casos se faz necessária realização de exames de imagem (radiografia, ultrassonografia, endoscopia, etc) e/ou de laboratório (hemograma, bioquímico, exame de urina, citologia, etc) para definir ou complementar o diagnóstico.

   Após estas quatro fases o médico veterinário está apto a concluir um diagnóstico e instituir um tratamento efetivo para resolução do problema.

     A Eqquality Clínica e Cirurgia de Equinos conta com profissionais aptos para realizar a avaliação clínica de todos os sistemas do organismo (tegumentar, respiratório, digestório, locomotor, urinário, reprodutor, circulatório, endócrino e nervoso) e possuí uma ampla lista de contatos de profissionais renomados e especialistas nas diversas modalidades de exames complementares.

 

Rua Potiguares, 265 - 2º Andar
Natalia (11) 99217-8701 | Murillo (11) 99349-7801
eqqualitycce@gmail.com
  • Cinza ícone do YouTube
  • Instagram Social Icon

© 2016 por Eqquality Clínica e Cirurgia de Equinos. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com