CONSULTAS DE ROTINA
As consultas de rotina são atendimentos agendados previamente para investigar qualquer problema que o animal venha a enfrentar. Esse serviço se baseia em avaliar o animal, diagnosticar qualquer doença e, a partir daí, realizar e/ou prescrever um tratamento adequado.
A consulta, ou exame clínico, é composto de quatro etapas:
- Identificação e anamnese: nesta fase são colhidas informações individuais de cada animal como nome, espécie, raça, sexo, idade e pelagem. Essas informações, aliadas a queixa principal vão nos ajudar a eliminar ou considerar algumas doenças. A anamnese é o conjunto de perguntas sobre a história anterior e presente do animal. Além de perguntas direcionadas à queixa principal devem ser realizados questionamentos sobre as técnicas de manejo ambiental, nutricional e higiênico-sanitário. Uma boa anamnese é a chave para um diagnóstico preciso, pois permite entender melhor o que está acontecendo.
- Exame físico geral: neste momento é realizada a aferição dos parâmetros vitais tais como: frequência cardíaca, frequência respiratória, coloração das mucosas, tempo de preenchimento capilar, motilidade intestinal, temperatura retal, grau de hidratação e palpação de linfonodos. Esta etapa é importante para ter uma ideia de como uma possível afecção está alterando o funcionamento de cada um dos sistemas mais importantes do organismo.


- Exame físico específico: é o exame detalhado do sistema correspondente à queixa principal, por exemplo:
- Se o proprietário se queixa que o animal está tossindo e com cansaço fácil, no exame físico específico será realizada a auscultação pulmonar, a procura de ruídos respiratórios; auscultação da traqueia verificando presença de secreção; e percussão do tórax em busca de acúmulo de líquido na cavidade;
- Se o animal tem claudicação (está mancando), será realizada palpação dos membros; testes de flexão articular; e bloqueios anestésicos na intenção de encontrar pontos de dor.


radiologia.blog.br
- Exames complementares: em alguns casos se faz necessária realização de exames de imagem (radiografia, ultrassonografia, endoscopia, etc) e/ou de laboratório (hemograma, bioquímico, exame de urina, citologia, etc) para definir ou complementar o diagnóstico.
Após estas quatro fases o médico veterinário está apto a concluir um diagnóstico e instituir um tratamento efetivo para resolução do problema.
A Eqquality Clínica e Cirurgia de Equinos conta com profissionais aptos para realizar a avaliação clínica de todos os sistemas do organismo (tegumentar, respiratório, digestório, locomotor, urinário, reprodutor, circulatório, endócrino e nervoso) e possuí uma ampla lista de contatos de profissionais renomados e especialistas nas diversas modalidades de exames complementares.