EMERGÊNCIAS 24 HORAS

             É considerada emergência toda situação que expõem o animal a risco de morte. Por este motivo o atendimento emergencial deve ser realizado com prontidão, objetividade e precisão e isto só é possível quando contamos com profissionais altamente especializados e capacitados. A Eqquality Clínica e Cirurgia de Equinos conta com profissionais preparados para este tipo de situação 24 horas por dia, sete dias por semana. Seguem abaixo algumas das principais emergências que ocorrem com os equinos e algumas informações importantes sobre elas:

- Síndrome cólica: sem dúvida é o tipo mais comum de emergência atendida pelo médico veterinário de equinos. O sistema digestório dos equinos é altamente desenvolvido, porém apresenta características próprias que os predispõem a ocorrência de cólicas. Associado a isso é muito comum observarmos falhas de manejo nutricional devidas principalmente a falta de informação e de recursos por parte dos proprietários e tratadores o que aumenta ainda mais a incidência de problemas. Quando o assunto é cólica, os sinais clínicos apresentados pelo animal, são muito semelhantes, independente do órgão afetado ou da gravidade da doença. Por esta razão todos os casos de cólica devem ser encarados como emergência, e a avaliação veterinária é indispensável para diferenciar a causa e instituir um tratamento efetivo o mais rápido possível. É importante lembrar, que em alguns casos o animal tem apenas algumas horas para ser encaminhado a um hospital veterinário e operado para ter chances de sobreviver. Receitas caseiras (garrafada), lavagem do reto e uso de medicamentos sem o consentimento de um veterinário são práticas comuns e muito perigosas que podem piorar o quadro.

- Fraturas: ao contrário do que se pensa geralmente, hoje em dia existem técnicas capazes de corrigir fraturas em equinos. Infelizmente ainda temos alguns fatores limitantes como o alto custo do tratamento, a baixa chance de o animal voltar a sua utilização original e, principalmente, a falta de eficiência no atendimento emergencial provocando complicações que inviabilizam o sucesso do tratamento cirúrgico. É nesta hora que o médico veterinário especializado faz a diferença entre salvar e condenar o animal. Uma boa imobilização para transporte até o hospital é fator determinante para o sucesso terapêutico.

- Rupturas e lacerações de tendões e ligamentos: outros tipos de emergências ortopédicas, as rupturas e lacerações provocam alterações importantes na movimentação do animal e necessitam de tratamento imediato visando reduzir os riscos de sequelas permanentes e aumentar as chances de retorno a utilização original.

Potro corretamente imobilizado após fratura do terceiro osso metacárpico

- Rabdomiólise: mais conhecida como miosite ou “doença da segunda feira”, ocorre principalmente pelo exercício físico excessivo. Sua incidência é muito grande em provas esportivas de longa duração, bem como em cavalgadas e romarias. A principal causa desta doença é a falta de condicionamento físico dos animais submetidos ao exercício. Ela provoca ruptura de fibras musculares e liberação de substâncias que quando estão no sangue são altamente tóxicas para os rins, além de desidratação que também é nociva para os rins. O atendimento emergencial especializado é indispensável vista a possibilidade de falência renal a que estes animais estão expostos.

biologiaeterna.blogspot.com

Evolução da coloração da urina conforme a realização  do tratamento

- Problemas no parto: A maioria dos partos ocorre sem imprevistos e de forma rápida (até 2 horas), porém em alguns casos o parto é distócico e o potro necessita de auxílio para nascer. Quando isso acontece o socorro rápido é imprescindível para a sobrevivência do potro e da égua. É importante ressaltar que a tentativa de manobras obstétricas por pessoas não capacitadas pode provocar lesões no potro (fraturas e luxações) e na égua (ruptura uterina e laceração de cérvix e vagina). A permanência prolongada do potro ou da placenta também predispõe a égua a infecções uterinas que põem em risco a vida e o retorno a utilização reprodutiva.

Animal em decúbito decorrente de rabdomiólise após ficar atolado.

- Animais caídos: os equinos são presas em vida livre e por esta razão não tem o hábito de deitar por longos períodos. Animais habituados a estabulagem podem ter o costume de deitar durante a noite para descanso. Todavia equinos deitados por longos períodos (decúbito prolongado) e incapazes de se levantar por conta própria são alvo de grande preocupação. O grande peso do animal pressionando sua musculatura provoca lesões e complicações semelhantes às da Rabdomiólise, provocando rápida deterioração da condição do animal. Além de tratar a miosite e prevenir suas consequências, o atendimento veterinário nesses casos é importante para identificar a causa do decúbito e tratá-la. 

- Laminite: chamada popularmente como “aguamento”, a laminite é a mais grave doença dos cascos dos equinos. Ocorre geralmente como complicação de alguma doença grave (cólica, pneumonia, miosite, infecção uterina, etc), mas pode ser causada também pela obesidade. A doença se baseia na destruição dos tecidos que ligam a terceira falange (osso que fica dentro do casco) ao estojo córneo (casco propriamente dito). Esta afecção provoca dor muito severa, grande dificuldade de locomoção e alguns animais passam longos períodos deitados. O atendimento veterinário se faz necessário para tratar a causa inicial, bem como dar conforto e reduzir as possíveis sequelas como, perfuração da sola e exposição óssea da terceira falange e até mesmo a perda do casco (exungulação).

Apresentação dos cascos em fase crônica de laminite. O animal em questão não recebeu os cuidados adequados na fase aguda e sofreu intensa deformação dos cascos

     Esses são alguns exemplos de emergências bastante comuns que ocorrem em equinos, claro que existem outras situações que exigem pronto atendimento. Na dúvida sempre contate um médico veterinário de confiança, ele está preparado para identificar situações emergenciais e orientar a melhor conduta a ser seguida.

 

Rua Potiguares, 265 - 2º Andar
Natalia (11) 99217-8701 | Murillo (11) 99349-7801
eqqualitycce@gmail.com
  • Cinza ícone do YouTube
  • Instagram Social Icon

© 2016 por Eqquality Clínica e Cirurgia de Equinos. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com