MEDICINA ESPORTIVA

     Os equinos, como já é do conhecimento de muitos, apresentam grande potencial para desempenhar atividades esportivas, tanto aquelas relacionados a lazer (romarias e cavalgadas) quanto as de alto rendimento (corridas, provas de salto, etc). Diante dessas características fica fácil afirmar que estes animais são ótimos atletas.

      Porém assim como acontece com os atletas humanos, os atletas equinos também necessitam de uma série de cuidados específicos, que por sua vez, sempre devem ser realizados por profissionais especializados, para assim prevenir ou minimizar o risco de lesões, e quando estas ocorrerem, tratá-las da maneira correta, melhorando o desempenho dos animais e prolongando sua vida atlética.

        Um programa adequado de atividade esportiva para um equino deve basear-se em vários fatores, dentre os quais destacam-se:

 

- Preparação e treinamento: todo animal deve ter seu organismo condicionado de maneira gradativa a realização de atividades esportivas. Tal fator aliado a uma condição adequada de casqueamento, ferrageamento e demais cuidados básicos evita e/ou minimiza o risco de uma série de lesões como, por exemplo, desmites (inflamações ligamentares), tendinites (inflamações tendíneas), miosites (inflamações musculares), entre outras.

 

- Nutrição: fatores como idade e sexo do animal, tipo, frequência e intensidade da atividade praticada, determinam a escolha de uma dieta adequada para suprir as necessidades fisiológicas e também potencializar o rendimento atlético dos animais.

- Acompanhamento veterinário: uma rotina de acompanhamento das atividades do animal permite a prevenção de problemas e identificação de lesões ainda em fase inicial, principalmente em quadros de alterações respiratórias (hemiplegia laringeana, hemorragia pulmonar induzida por exercício, entre outras) e locomotoras (claudicações por lesões degenerativas - osteoartrites) facilitando o tratamento e melhorando o prognóstico do quadro.

       A realização de eventos esportivos ou de lazer que envolvem o cavalo são muito frequentes e tradicionais, principalmente em cidades do interior onde ocorrem muitas romarias, provas de marcha e cavalgadas. Esses eventos costumam receber um número considerável de animais. A presença do médico veterinário nessas situações é fundamental por dois motivos principais:

- Para a prevenção de algumas doenças infectocontagiosas como, por exemplo, anemia infecciosa equina e mormo                .

-Para rápida intervenção em ocorrências relacionadas a traumas, claudicações e lesões musculares além de alterações relacionadas a manejo e stress como por exemplo cólicas                .

       A medicina esportiva equina é hoje uma das principais áreas de estudo, pesquisa e desafios para os criadores, proprietários e principalmente médicos veterinários que atuam na área. Os profissionais da Eqquality Clínica e Cirurgia de Equinos estão aptos e sempre se atualizando para oferecer uma assistência veterinária com foco na prevenção e tratamento de doenças e melhora da performance  esportiva, seja em propriedades e/ou eventos e provas  equestres.

Saída para a 96ª Romaria de São Sebastião - Ibiúna São Paulo, 2015

Posto de checagem veterinária durante a 97ª Romaria de São Sebastião - Ibiúna São Paulo, 2015

      A Eqquality foi a equipe responsável pelo acompanhamento veterinário da Romaria de São Sebastião, realizada na cidade de Ibiúna, por dois anos consecutivos (2015 e 2016). É um grande prazer para nós participar deste tipo de evento, atuando principalmente no atendimento às emergências durante o percurso.

 

Rua Potiguares, 265 - 2º Andar
Natalia (11) 99217-8701 | Murillo (11) 99349-7801
eqqualitycce@gmail.com
  • Cinza ícone do YouTube
  • Instagram Social Icon

© 2016 por Eqquality Clínica e Cirurgia de Equinos. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado com Wix.com